A emoção de descobrir o berço da Arte
Muitos de vocês viajam pelo mundo para descobrir ou rever obras de arte. Geralmente expostas em museus ou feiras, as obras – principalmente esculturas - conquistam também as ruas e os parques. Para o prazer dos transeuntes, a Arte Urbana (Street Art) invade hoje o centro das grandes cidades.
Para quem curte viajar pela história da Arte, ir ao encontro do berço da Arte é uma emoção muito especial, que a visita às grutas pré-históricas traz.
É na França que se encontram a maior quantidade de grutas com pinturas rupestres. Há também dezenas de cavernas com gravuras e esculturas que datam do paleolítico (-40.000 a -10.000 anos). A gruta de Lascaux e a gruta Chauvet estão entre as mais famosas do mundo e vamos explicar o porquê.
LASCAUX IV
A gruta de Lascaux foi descoberta em 1940 no pequeno vilarejo de Montignac no Perigord por quatro meninos (e um cachorro) e revolucionou o conhecimento sobre a arte pré-histórica. Em torno de 18.000 anos atrás, nossos antepassados CRO-MAGNON executaram magnificas pinturas coloridas nas paredes dessa caverna. Comprovando sua importância na história da arte, a parte mais bonita da caverna - chamada Sala dos Touros - foi batizada “Capela Sistina da Pré-história”.
Mais informações podem ser vistas aqui: https://archeologie.culture.fr/lascaux/fr/visiter-grotte-lascaux/salle-taureaux
A gruta foi logo aberta ao público, mas em 1963 precisou ser fechada porque estava se degradando. Em 1979 foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco e foi decidido construir uma réplica para que as pessoas pudessem admirar a arte parietal. A gruta de Lascaux II abriu ao público em 1983 e milhares de turistas do mundo inteiro vieram descobrir a maravilha.
Para responder ao crescimento do turismo mundial e ao aumento considerável da procura, o sítio de Montignac foi ampliado em dezembro de 2016 com a criação de uma nova réplica integral da gruta, acompanhada de um grande e moderno museu. LASCAUX IV já recebeu mais de um milhão de visitantes e aguarda você.
Temos alguns pacotes para visitar a gruta a partir de Sarlat no Perigord. Confira: http://biarritz.net.br/lista/index?buscar=lascaux
GRUTA CHAUVET 2
A descoberta por três espeleólogos de uma gruta no vale do rio Ardèche em 1994 deixou toda a comunidade cientifica extasiada. A gruta batizada Gruta Chauvet - do nome de um dos descobridores – é excepcional e única no mundo por vários aspectos: seu tamanho (800m de comprimento), a incrível variedade dos animais representados (14 espécies diferentes), o estado de conservação das pinturas e das gravuras e sua idade. De fato, a gruta Chauvet esconde pinturas rupestres realizadas há 36.000 anos, que estão entre as mais antigas do mundo.
https://archeologie.culture.fr/chauvet/fr
Desde a sua descoberta, a decisão tomada foi que a gruta jamais seria aberta ao público para preservar sua integridade. Em 2014 ela também é declarada patrimônio mundial da humanidade.
Em abril de 2015, abre ao público a incrível réplica GRUTA CHAUVET 2, próximo ao Vallon Pont d’Arc no vale do rio Ardèche. O projeto ocupa 29 hectares em um sítio arborizado a 3km da gruta original. Além da réplica, conta com um centro de descoberta sobre a pré-história, um polo pedagógico e um restaurante com vista panorâmica.
1,7 milhões de pessoas já visitaram esse berço da arte. Você gostaria também de viver essa emoção?
Venha conosco descobrir a gruta na viagem em grupo França Autêntica em outubro de 2020: http://biarritz.net.br/pacote/franca-autentica-2020
Voltar