Saint-Vincent Tournante

561CCD78-5080-4C3A-9929-6D17D37BFAF5

A festa de Saint Vincent Tournante é uma das mais tradicionais festas do vinho da Borgonha.


São Vicente, padroeiro dos viticultores, é homenageado com uma grande procissão, uma missa com entronização de novos confrades, banquete e muito vinho!
Entre os dias 25 e 26 de janeiro de 2020 a festa acontecerá em Gevrey-Chambertin, entre Beaune e Dijon.

Desde a idade média, as confrarias religiosas dos vilarejos da rota dos vinhos – de Chablis a Châlon sur Saône – organizam a festa de São Vicente sempre no dia 22 de janeiro.
Seguindo uma antiga tradição, é escolhido a cada ano um vilarejo diferente para sediar a grande festa regional no final do mês de janeiro.
Como a festa gira de vilarejo em vilarejo, ela é chamada “tournante”, o que significa: que gira.

A famosa Confraria de Tastevin – com sede no Castelo de Clos de Vougeot – reavivou em 1938 essa tradição que estava em declínio.
Hoje os 80 vilarejos que participam do “giro” levam muito a sério essa comemoração e organizam festas autênticas.
Cada um leva em procissão seu santo e o estandarte da sua confraria até o vilarejo inteiramente decorado de flores e bandeiras que receberá a festa e promoverá o banquete acompanhado do vinho produzido localmente.

Em 2019 a festa foi em Vezelay, em 2018 foi em Prissé, em 2017 em Mercurey...

O fato da próxima festa acontecer em Gevrey-Chambertin chama atenção, pois o vilarejo fica nos vinhedos da Côte de Nuits, em um trecho da rota dos vinhos chamado de Champs Elysées da Borgonha, por atravessar vários Grands Crus.
É no Grand Cru Chambertin que são produzidos uns dos melhores Pinot Noir do mundo ... palavra de francesa !

Então se estiver na França final de janeiro não perca a oportunidade de conhecer essa festa tradicional, e quem sabe, de beber um Chambertin !
Se você precisa de ajuda para planejar sua viagem, conte com a Biarritz Turismo.
janeiro.

Voltar