Fale Conosco

A Casa das Três Mulheres... o Louvre

mona_lisa_art_painting_museum_da_vinci-101969

Com mais de 35.000 obras em exposição, o Museu do Louvre é um dos maiores símbolos culturais da França. Neste lugar cheio de história, milhares de turistas vêm para se deslumbrar com as obras mais conhecidas e famosas da história da arte no mundo. As coleções do museu cobrem vários períodos da história, desde a antiguidade até o século XIX. Lá habitam três figuras femininas extremamente conhecidas.

Uma das mais populares obras do Museu do Louvre é a Vênus de Milo. Ela foi encontrada na ilha grega de Melos (Milos) por Marquês de Rivière em 1820, apresentada para o rei da época, Luís XVIII e, consequentemente doada ao museu do Louvre em 1821, quando foi colocada na Galerie Des Antiques. Foi mudada de localização dentro do museu diversas vezes, porém, hoje em dia permanece em seu lugar de origem, onde é dona de um espaço quase solitário para possibilitar os turistas de apreciarem a graça da deusa Afrodite (Vênus).

Outra obra extremamente conhecida no museu é a Vitória Alada de Samotrácia, que fica localizada no topo da escadaria de Daru e foi encontrada em 1863 na ilha de Samotrácia -no Mar Egeu- por Charles Champoiseau, porém, sua cabeça e seus braços nunca foram encontrados, somente sua mão com apenas dois dedos, dando à Vitória um suspense próprio. Ela representa a deusa da vitória prestes a embarcar em um navio onde seus marinheiros acabaram de vencer uma batalha naval.

E por fim, mas não menos importante, a nossa querida Monalisa. A pintura mais famosa do mundo foi feita em 1503 por Leonardo Da Vinci, e está localizada na Salle des États, e, embora seja um quadro de tamanho relativamente pequeno, por causa de sua importância, ocupa uma parede inteira só para si. O nome da moça de sorriso misterioso que encanta o mundo era Lisa Gherardini, que era casada com Francesco del Giocondo e, por isso, Monalisa também é conhecida em alguns lugares como Gioconda.

Saiba mais sobre outras obras do Museu do Louvre: https://www.louvre.fr/en

Voltar